Viagem no Tempo - ††† Universo Sobrenatural †††

Hot

Post Top Ad

domingo, 16 de novembro de 2014

Viagem no Tempo

Quem alguma vez pensou em voltar no tempo e corrigir alguma coisa no passado ou desejou ir para o futuro? Mas será que isso é possível? 


A Teoria da Relatividade Einstein, na qual o tempo desempenha um papel princípal, deixa a questão da viagem no tempo em aberto. Não existe lei que impessa a viagem no tempo.

A Flecha do Tempo
O tempo só caminha em uma direção, para frente. Isso chamado pelos físicos de Flecha do Tempo. Só podemos nos mover do passado para o futuro. Exemplos do cotidiano:

- Misturar o leite ao café. Tente fazer o contrário, não vai adiantar. Não vou a ser como era.

- Quebrar um ovo e fazer um omelete. Não consegue voltar

- Quebrar um prato. Não tem como

É uma lei fundamental da física, que diz que se movem de estados ordenados para desordenados.

Mas ela pode ser dobrada em condições extremas de acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein. Como? A gravidade de objetos maciços, como estrelas, podem fazer com que o espaço se curve. Mais incrível ainda, mostra que o espaço e o tempo estão conectados a algo que ele chamou de "Espaço-Tempo". Isso significa que sempre que o espaço é curvado, o tempo também é. Nada no Universo pode curvar mais o "espaço-tempo" do que a super gravidade de um buraco negro. Você vai ficar em loop infinito, o mesmo evento acontece repetidamente! Como no filme "O Dia da Marmota".


O Universo tende a ir para a desordem ao invés da ordem...


É Possível Viajar para o Passado?
É, mas é bem mais difícil que viajar para o futuro. Você precisaria ultrapassar a velocidade da luz, o que não pode, é impossível. Contudo, pode haver uma maneira: Curvas Tipo Tempo Fechada ou CTC. Trata-se de usar um atalho no espaço tempo-curvo. Parece maluquice, mas já está sendo discutido. A máquina poderia ser parecida com um cilindro giratório gigantesco. Teria que ter pelo menos 97 quilômetros de comprimento por 10 de largura. Mas tem um problema. Você só vai conseguir voltar no tempo até quando a máquina foi construída.

Para voltar a qualquer ponto do passado, é diferente. E eles acreditam que possam conseguir isso através das "Cordas Cósmicas". Acreditam que elas foram criadas no 1 segunds após o big-bang e eles estão por ai. São muito densas e longas e podem distorcer o espaço tempo.

Um buraco de minhoca também torna possível voltar o passado. Os físicas acreditam que um buraco negro possa gerar um buraco de minhoca. Acreditam que buracos de minhocas naturais foram criados no início do Universo, você pode voltar para qualquer data no passado que quiser. Se você conseguir manipulá-los, é claro!


Albert Einstein com sua Teoria da Relatividade mostrou que é possível viajar no tempo, tanto para o passado quanto para o futuro


Paradoxos de Voltar no Tempo
Ir para o passado resultaria em um muitas inconsistências e paradoxos que surgiriam se começar a mexer no passado. O mais famoso é o Paradoxo do Avô. Você volta no tempo e encontra seu avô. Então mata ele ou faz algum coisa que impede ele de ir encontrar sua avô. O que acontece com você? Não teria nascido, mas como conseguiu voltar no tempo se você não nasceu!

A natureza desenvolveu 3 maneiras de evitar esses paradoxos da viagem no tempo:

- A natureza evita isso tornando a viagem ao passado impossível
- Múltiplos Universos. Quando viaja volta em um Universo Paralelo, não afetando o Universo de onde veio
- Por fim, a viagem ao passado é possível, mas não podemos mudar o passado quando chegarmos lá. De uma forma ou de outra, o Universo impede de mudar o passado.


Viajar ao passado implica um monte de paradoxos...


É Possível Viajar para o Futuro?
Viajar para o futuro é a coisa mais simples do mundo! A casa minutos, avançamos no tempo!

Uma coisa que podemos fazer para mudar a maneira como avançamos no tempo e relação uns aos outros e mover em velocidades diferentes.

Quando mais rápidos nos movemos no espaço, o tempo para nós passará mais devagar se compararmos com pessoas paradas. Isso é provado! Chama-se Dilatação do Tempo e podemos usar para viajar para o futuro.

É imperceptível, mas as coisas ficam mais emocionantes quando viajamos a velocidades perto da velocidade da luz, 300 mil metros por segundo.

Vamos supor que quero ir 500 anos no futuro. Teríamos que nos mover a 99.99% da velocidade da luz por 7 anos! Ao retornarmos teríamos envelhecidos apenas 7 anos, mas 500 anos terão se passado na Terra!

O problema: combustível suficiente para impulsionar a nave a velocidade tão altas. A nave espacial ficaria mais pesada cada vez que chegava mais próxima a velocidade da luz. Seria necessário sempre mais combustível.

Outra forma de viajar para o futuro: A Teoria da Relatividade de Einstein diz que a alta gravidade também atrasa o relógio do tempo. é o que acontece em buracos negros. Ex: Pegamos uma nave espacial e estacionamos próximo a um buraco negro por um tempo. Quando voltar a Terra, perceberá que muitos anos terão se passado.


Viajar para o futuro é relativamente simples. A todo minuto estamos fazendo isso :)


Buracos de Minhoca
Demora muito viajar no tempo pela dilatação temporal ou ficando ao lado de um buraco negro. Então que tal fazer a viagem instantaneamente? Sim, é possível através dos chamados "Buracos de Minhoca"! Já jogou Portal?

Ajudaria a ir conhecer estrelas, pois mesmo viajando a velocidade da luz, demoraria muito para chegar até elas. Alpha Centauri é a estrela mais próxima do Sol e está a 4,3 anos luz distante ou 40 trilhões de quilômetros... Os foguetes mais rápidos da atualidade levariam 80 mil anos para chegar nela!

O conceito surgiu quando os físicos ajudaram Carl Sagan no seu livro "Contato".

É conceito físico aceito poderia ser feita uma máquina do tempo com base em um buraco de minhoca. Tudo é consistente com as leis da gravidade, espaço e tempo que compreendemos hoje.

Mas e se houve buracos de minhoca construído naturalmente? O que seria necessário para produzir um Buraco de Minhoca? Pegar um buraco no nível atômico e ir empandindo-o. A tecnologia necessária é extremamente avançada e estamos engatinando ainda...


Buraco de Minhoca pode nos levar instantaneamente para qualquer lugar


Exemplo da instantaneidade do Buraco de Minhoca.

Construindo uma Máquina do Tempo
Os primeiros passos para construir uma máquina estão sendo realizados no Cern: O Grande colisão de Hádrons, a maior e mais complexa máquina já criada pelo homem. Ele acelera prótons em 2 direções quase a velocidade de luz e criar colisões. Com ele poderemos saber a resposta se é possível viajar no tempo. É o básico para iniciar a construção de uma máquina.

Viajar a velocidade da luz é um caminho para a viagem no tempo e o CERN prova que isso é possível. Ele tem 27 km de circunferência e acela prótons a velocidades próximas a da luz. Mas se quisermos fazer isso com humanos, teríamos que aumentar a circunferência em 1.000 anos luz para conseguir o mesmo efeito. Isso é o mesmo que dizer que uma nave espacial seria maior que a distância que teríamos que viajar! Grande o suficiente para englobar as 100 mil estrelas mais próximas.

Ele também pode revelar dimensões extras.

Uma máquina do tempo hipotética seria uma nave espacial que viajaria a velocidade da luz. Não carros como no filme "De Volta para o Futuro" :)


Uma nave espacial seria uma bom projeto para uma máquina de viajar no tempo


Viajando mais Rápido que a Luz
Como vimos, a velocidade da luz é quem vai nos levar a viajem no tempo, mas mesmo viajando a essa velocidade, distâncias astronômicos estão muito longe, então os físicos estudam formar de viajar mais rápido que ela

Uma lei da física é que nada pode viajar mais rápido que a luz, mas existem teorias que tentam contornar esse problema, como a Dobra Espacial, mas é muito complexo para falar aqui... Uma analogia seria um surfista pegando onda... Conseguir a dobra espacial é muito difícil

Super civilizações podem fazer? Sim, mas precisa de muita energia mesmo. A Energia Escura poderia ser uma fonte de energia para máquinas do tempo.


Dobra Espacial tornaria possível se mover mais rápido que a velocidade da Luz


Viajantes do Tempo?

O cosmonauta russo Sergei Krikalev está 0.1 quinquagésimo
de segundo atrasado no tempo em relação a n´so
Será que eles existem? Alguns dos mais famosos são John Titor, que veio de 2036 e Andrew Carlssin, que apostou na bolsa de valores e ficou milionários. Mas isso é lenda. Nós temos de verdade um viajante do tempo entre nós: o cosmonauta russo Sergei Krikalev passou 803 dias em órbita viajando a 27 mil km/h fazendo ele o recordista mundial em viagem no tempo! 1 quinquagézimo de segundo mais lento para ele comparado a todos nós que estamos na Terra.

Uma coisa é certa, viajantes do tempo não usam redes sociais. Pesquisadores previram que se os seres humanos no futuro tivessem descoberto uma maneira de voltar para o passado, eles poderiam deixar pistas em sites como o Twitter e o Facebook, mencionando inadvertidamente eventos que ainda não aconteceram.

O astrofísico Robert Nemiroff da Universidade Tecnológica de Michigan e sua equipe decidiram rastrear a internet na esperança de "trazer à tona" viajantes do tempo.

Eles selecionaram termos de busca relacionados a dois fenômenos recentes, o Papa Francisco e o cometa ISON, e começaram a procurar referências a eles antes de existir no Google, Bing, Facebook e Twitter.

No caso do Cometa ISON, não houve menção antes dele roubar a cena em setembro de 2012.

Eles descobriram apenas um post em um blog fazendo referência a um Papa Francisco antes de Jorge Mario Bergoglio ser eleito chefe da Igreja Católica em 16 de março, mas parecia mais acidental que premonitório.



Fonte: Assombrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad